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21/12/2011

Natal e Reveillon: Comer ou não comer?...

Para quem está em busca do emagrecimento e de uma reeducação do comportamento alimentar, segue uma reflexão:

Comer é prazeroso e sempre fará parte da nossa vida em todos os contextos, seja alimentar-se para sobreviver, antes de praticar atividade física para ter energia suficiente, seja porque se está com fome ou para comemorar. Não dá para banir a alimentação de nossas vidas, assim como um ex-alcóolatra pode banir o álcool da sua. O que vamos banir é o descontrole cognitivo (pensamentos) e comportamental em relação à comida.

Penso, que devemos nos permitir comer com prazer e sem culpa. Podemos saborear um prato gostoso e talvez até um pouco mais calórico na noite de Natal e do Reveillon, porquê não??? A observação é apenas com o tamanho da porção. Precisa repetir a sobremesa duas, três vezes? Não dá para saborear e sentir-se satisfeito com um único pedaço?

A resposta é: Dá sim! É possível desenvolver autocontrole e comer sem culpa, pois tornar o alimento algo proibido é porta de entrada para o desenvolvimento de transtornos alimentares (compulsão, anorexia e bulimia).

Outro ponto que chamo a atenção é para o fato de que Natal e Reveillon são comemorados uma vez por ano, e geralmente nestas datas encontramos pessoas que moram longe, que não vemos com frequência em nossa rotina, e derrepente tem uma prato que só sua “tia” que mora lá onde o vento faz a curva, sabe fazer tão bem, e que você geralmente só saboreia nestas datas...

Não há problema algum provar o tal prato, o que deverá observar é a quantidade a ser ingerida, e no dia seguinte basta retomar a rotina alimentar que possivelmente isso não comprometerá suas metas, até porque você sabe o que fazer, sabe que ao escolher um alimento um pouco mais gorduroso é melhor não misturá=lo com outro mais calórico, não misturar os grupos alimentares, como por exemplo comer arroz e purê ao mesmo tempo e por aí vai...  Veja bem, a idéia é em uma única refeição, neste dia específico ingerir um alimento que se gosta, e que é um pouco mais calórico do que se costuma consumir no dia a dia, e depois retomar a alimentação mais nutritiva e menos calórica. E caso sobre alimentos, divida com as visitas, assim no decorrer do dia e da semana não tem motivos para ficar com dó de jogar comida fora e aí acabar comendo tudo sozinho...

Programar-se para comer, ser consciente com as porções de alimentos, sentir prazer e não culpa é a mensagem que deixo para vocês. Pensem nisto!

Tenham um Feliz dia de Natal! e que 2012 seja um ano de sucessos, alegrias, paz e força!

Grande abraço!

Carla Cristiane.


“Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve”. (Charles Chaplin)

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