Receba as atualizações, novidades, lançamentos, dicas, artigos e muito mais! Inscreva seu e-mail:

09/04/2012

Diário Alimentar

Você já deve ter ouvido falar inúmeras vezes sobre fazer registro diário da alimentação, e eu quero aproveitar e ressaltar que pesquisas comprovam que pessoas que mantém o hábito de registrar sua alimentação emagrecem mais, do que aquelas que não mantém este hábito.

Devemos ter noção de tudo o que levamos à nossa boca,  pois tudo tem caloria, e o fato de monitorarmos o que ingerimos nos auxilia a desenvolver melhor a percepção da qualidade e quantidade daquilo que comemos, bem como as emoções associadas ao momento de se alimentar. Pois tudo deve ser registrado: hora, alimento, quantidade e emoção naquele momento.

Atualmente levamos uma vida corrida, porém isso não pode ser desculpa para desenvolver este novo hábito, além do mais que podemos contar com inúmeros software que podem facilitar muito nossa tarefa, pois basta digitar o alimento, a quantidade e pronto! Ele já informa as calorias ingeridas e podemos ao longo do dia ir administrando a alimentação e controlando o peso.

Para exemplificar, vou mencionar o Diário da Dieta, desenvolvido pelo site: www.poderebeleza.com.br 





O Diário da Dieta é um Software desenvolvido para quem quer perder peso de forma saudável e ainda controlar a saúde sem ter que fazer as dietas milagrosas que existem por aí.

O programa Diário da Dieta auxilia o usuário no controle nutricional de suas refeições através de uma vasta lista de mais de 10.000 alimentos cadastrados em um banco de dados, que após a escolha do alimento e a informação da quantidade do mesmo, é calculada a quantidade de calorias ingeridas. O mesmo ocorre com as calorias gastas. Os alimentos consumidos são visualizados por gráfico automaticamente, permitindo conhecer o que te impede de emagrecer.
Através de dados que o usuário fornece ao software como: idade, sexo, peso atual, altura, cintura, quadril, abdômen, punho e profissão, é realizada uma avaliação de como anda sua saúde e o usuário fica sabendo na hora as seguintes informações:

Qual o seu peso ideal;
Quantas calorias precisa ingerir diariamente para alcançar o peso ideal;
Quantas calorias precisa ingerir para manter o peso atual;
Seu Gasto Energético Basal (GEB), que é a energia necessária para manter o funcionamento do organismo em repouso;
Seu Índice de massa corporal (IMC): Quanto mais alto seu IMC, maior seu risco de ter determinados problemas de saúde. Segundo a Organização Mundial da saúde (OMS), o IMC considerado Normal é entre 18,5 e 25;
 Sua Relação cintura-Quadril (RCQ): Uma mulher saudável, deve ter a RCQ menor que 0,85 e um homem, menor que 1,00;
Seu Índice de gordura corporal (IGC): Porcentagem de gordura que o seu corpo tem. Em geral, um percentual de gordura corporal entre 6% e 25% para homens e 12% a 31% para mulheres é considerado saudável.

Deste modo, o usuário pode controlar o que está comendo pela quantidade de calorias ingeridas, podendo comer de tudo, desde que não ultrapasse o seu limite diário definido na avaliação realizada.

Pode ainda, consultar no sistema a quantidade de caloria que irá gastar se praticar determinada atividade ou exercício para poder comer determinado alimento.

Se você sabe as calorias dos alimentos que você pretende consumir, dá para fazer trocas bem agradáveis, vamos exemplificar:

01 pacote de Macarrão instantâneo possui 399 calorias – Em uma caminhada de 60 minutos, você gasta 320 calorias. Deste modo, você vai ter que caminhar 01 hora e quinze minutos para gastar as calorias do macarrão instantâneo.
04 Chopes é igual a 360 calorias – 30 minutos de sexo você gasta 350 calorias.
Assim, sabendo as calorias dos alimentos que vai comer ou o que já comeu, você pode realizar um controle diário de tudo e alcançar o objetivo desejado.

Se sua intenção é perder peso, ingerindo menos calorias que seu organismo precisa, você poderá perder, em uma semana, o peso equivalente ao que você ingeriu de calorias a menos. O mesmo vale se seu desejo é engordar, ingerindo calorias a mais que seu organismo necessita.

Outras funcionalidades:

Relatórios Diários
O programa fornece gráficos e relatórios diários de todos os alimentos consumidos e atividades físicas realizadas.

Gráfico Vilão da dieta
O sistema fornece um gráfico que informa em tempo real quais os alimentos mais calóricos que você está consumindo. Dá para saber de um mês inteiro, o que te fez engordar.

Diário de Bolso
Possui o relatório denominado Diário de Bolso, para que você possa anotar tudo que consumiu, quando estiver longe do computador;

Avaliações Diárias
Você pode ainda fazer avaliações diárias de sua saúde, peso e medidas, conforme já descrito anteriormente, podendo imprimir o relatório comparativo de todo o período.
Assim, quando for consultar um profissional de saúde, você pode levar para ele os relatórios e gráficos para que ele possa fazer o acompanhamento de sua saúde, baseado em seu Diário da Dieta.

Atualização gratuita
Você recebe gratuitamente a atualização do sistema com novos alimentos e exercícios durante todo o período de licença do software (um mês).

Acessibilidade
Sua interface é amigável e de fácil acessibilidade, sendo que as principais funções se encontram na tela principal do programa, bastando apenas um clique.

E você pode contar com duas versões, uma mensal e outra anual. Confira mais informações no site.

Viu só que prático! Então, agora não há desculpas para fazer registros da sua alimentação!

Psicóloga Clínica Carla Presutti.

4 comentários:

  1. Entrei no site, mas não entendi bem como adquirir o software.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Mara!

      Para adquirir o software vc pode enviar um e-mail para poderebeleza@poderebeleza.com.br Passe também seu e-mail para mim que encaminho para a pessoa responsável do site poder e beleza. Abraços e sucesso sempre!

      Excluir
  2. Oi She RA! Eu uso e gosto muito. É super fácil... Beijos

    ResponderExcluir

Faça parte do Emagrecendo Com A Cabeça. Siga-nos!