Receba as atualizações, novidades, lançamentos, dicas, artigos e muito mais! Inscreva seu e-mail:

11/04/2012

O que é Estresse?

Estresse, ao contrário do que a maioria das pessoas imaginam, se refere à uma reação natural do no nosso organismo, que envolve alterações psicológicas, físicas, mentais e hormonais, é uma reação de adaptação, de sobrevivência às situações novas, sejam estas situações boas ou não.

Quais são as alterações geradas no organismo pelo estresse?

O estresse é composto por quatro fases. A primeira é a fase de alerta ou alarme, nesta fase o organismo entra em contato com situações estressantes, e a partir daí responde através de reações fisiológicas como aceleração dos batimentos cardíacos e aumento da pressão arterial. Já, as reações psicológicas, podem ser euforia, tensão, dentre outras. Geralmente, quando as situações estressantes chegam ao fim, o organismo se refaz naturalmente. Contudo, se estas situações se prolongam o estresse chega à Segunda fase, que se chama Resistência. 

Nesta fase, o organismo se esforça para se adaptar à situação. Há um gasto maior de energia e, conseqüentemente, o organismo se desgasta. É comum nesta fase a pessoa dormir e acordar cansada, sentir que suas unhas estão fracas ou que o cabelo está caindo, enfim, já é possível ver a queda da resistência imunológica, e caso as situações estressantes não passem, o estresse avança para a terceira fase que se chama Quase-exaustão.

Aqui, já podemos observar um enfraquecimento da pessoa que não mais consegue se adaptar ou resistir ao estressor. As doenças começam a surgir. Porém, vale dizer que não é o estresse que ocasiona as doenças, acontece que a imunidade da pessoa fica tão baixa, que suas predisposições são ativadas, então por exemplo, o vírus da herpes é ativado em pessoas que o tem incubado, assim para quem tem problemas dermatológicos, eles vão aparecer, como psoríase, dermatites ou vitiligo. Para os hipertensos haverá aumento constante da pressão arterial. Também observamos sinais psicológicos como depressão, ataques de pânico, ansiedade elevada, dentre outros sintomas.  

E a última fase é a Exaustão, onde a própria palavra diz tudo. A pessoa está exaurida, e dependendo de suas vulnerabilidades, pode vir a óbito. Isso posto, saliento aqui que essa é uma possibilidade nos casos em que a pessoa já tem uma condição física que a predisponha à tal risco, pois em fases de estresse avançadas há uma queda da resistência imunológica, favorecendo a ativação de doenças pré-existentes e suas complicações.

Como tratar o Estresse?

Podemos controlar o estresse em nossas vidas, nunca eliminá-lo, e o estresse é uma reação natural do nosso organismo, afim de justamente nos ajudar na adaptação e sobrevivência às novas situações, sejam elas boas ou não. O ruim é quando o estresse se prolonga, do contrário ele fará parte do nosso dia-a-dia, inclusive nos impulsionando a lutar. 

O que podemos fazer para controlá-lo é melhorar a qualidade de nossas vidas, com uma alimentação saudável, fazer atividade física, realizar alguma prática de relaxamento, que pode ser Yoga ou meditação, ter lazer para recarregar as energias, pois se divertir é essencial, dormir bem, aprender a identificar os pensamentos e as situações que provocam estresse, ser uma pessoa organizada e não acumular tarefas, além de dividir tarefas com outras pessoas, diminuir o nível de exigência pessoal, usar da assertividade na maioria das situações, manter os relacionamentos saudáveis, enfim tudo o que aumentar o nível de satisfação para com a vida e consigo mesmo, vai fazer bem e irá ajudar a administrar o estresse. 

Caso a pessoa tenha dificuldades em reverter sozinha um momento de estresse em sua vida, pode buscar ajuda de um psicólogo e em casos extremos, o uso de uma medicação ou afastamento do trabalho podem ser necessários.

Psicóloga Clínica Carla Presutti.

Especialista em Terapia Cognitiva e Comportamental pela Usp

Colunista do Programa Vida e Harmonia da apresentadora Lidiane Leite da rádio Trianon AM 740 São Paulo/ SP todo sábado das 10h às 11h – ao vivo ouça pela internet http://radiotrianon.tempsite.ws

Atendimentos em consultório e orientações psicológica on line - via Skype

Psicóloga e idealizadora do Grupo de Apoio ao Emagrecimento “Emagrecendo com a Cabeça”

Atendimentos em casos de: Depressão, Transtornos de Ansiedade, como Pânico, Fobias, Estresse, Medos, Transtornos Alimentares, dentre outros

Atendimento individual e Casal



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça parte do Emagrecendo Com A Cabeça. Siga-nos!