Receba as atualizações, novidades, lançamentos, dicas, artigos e muito mais! Inscreva seu e-mail:

01/05/2012

Atividade Física é um dos hábitos que ativam o otimismo

Bom humor faz bem à saúde

Para o corpo e para a alma, é melhor ser alegre que ser triste.

O bom humor ativa áreas do cérebro responsáveis pela liberação de substâncias que relaxam as tensões, arejam as idéias e fortalecem nossas células de defesa.

Um dos mais recentes estudos nesta área aconteceu na universidade de Winconsin, nos EUA.

Os pesquisadores verificaram que a ativação de uma determinada região do cérebro, associada a emoções negativas, enfraquece a imunidade das pessoas.

Quem é mais triste, apresenta uma atividade maior na parte frontal direita do córtex cerebral. Isto mobiliza os neurotransmissores.

Estas substâncias, produzidas e liberadas ali, reduzem a produção de células de defesa do organismo.

Em contrapartida, nas pessoas que tendem a olhar para o lado positivo das coisas, o lado esquerdo do cérebro fica mais ativado, apresentando uma melhora na capacidade imunológica.

O bom humor é, então, uma forma descontraída de prevenir gripes e resfriados e ainda um fortificante quando se fala em AIDS, câncer e problemas cardiológicos. Pacientes soropositivos ou pacientes com câncer que enfrentam a doença com maior otimismo produzem mais que uma substância positiva no sangue.

Há, portanto, um aumento de células "natural killers" (um tipo capaz de eliminar células tumorais) e maior tolerância em relação aos medicamentos e seus efeitos colaterais. - Instituto Nacional do Câncer, Espírito Santo - Brasil.

Hábitos que ativam o otimismo:

Dormir bem: a privação do sono eleva a agressividade.

Atividade Física: estimula a liberação de endorfina - um tipo de neurotransmissor associado ao bem estar.

Alimentação Rica em Fibras e Nutrientes: os alimentos certos servem de matéria prima para a produção de parte da serotonina, substância responsável pelo bem estar e fundamental na química do bom humor.
Entre os alimentos estão:

Soja: uma pesquisa recente provou que o grão contém moléculas que participam na formação da serotonina.

Carnes magras, peixes, nozes e leguminosas: fontes de triptofano - facilitador da produção da serotonina.

Banana e castanha do Pará: contém vitamina B6.

Manga: alimentos amarelos são ricos em magnésio, outro mineral envolvido na regulação da serotonina.

Leite e iogurte desnatados e queijos magros: ricos em cálcio, fundamental para a liberação de neurotransmissores, entre eles, a serotonina.

A palavra humor vem do latim humore, que significa: "deixar fluir".

Sendo assim, as pessoas de bom humor levam a vida de uma maneira mais leve e com certeza isto conduz a melhora da saúde física e mental.

"Ser bem humorado, significa perceber que a maior parte das situações que vivemos não é nem muito importante, nem muito séria, nem muito grave". Silvia Cardoso, neurocientista.

(Fonte: Redator: Prof º Alysson Paulino - Bibliografia: Revista Bons Fluidos - Dezembro 2003 - http://www.mapatividadefisica.com.br/dica012.php)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça parte do Emagrecendo Com A Cabeça. Siga-nos!