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01/05/2012

Atividade Física é um dos hábitos que ativam o otimismo


Bom humor faz bem à saúde 


Para o corpo e para a alma, é melhor ser alegre que ser triste. 


O bom humor ativa áreas do cérebro responsáveis pela liberação de substâncias que relaxam as tensões, arejam as idéias e fortalecem nossas células de defesa. 


Um dos mais recentes estudos nesta área aconteceu na universidade de Winconsin, nos EUA. 


Os pesquisadores verificaram que a ativação de uma determinada região do cérebro, associada a emoções negativas, enfraquece a imunidade das pessoas. 


Quem é mais triste, apresenta uma atividade maior na parte frontal direita do córtex cerebral. Isto mobiliza os neurotransmissores. 


Estas substâncias, produzidas e liberadas ali, reduzem a produção de células de defesa do organismo. 


Em contrapartida, nas pessoas que tendem a olhar para o lado positivo das coisas, o lado esquerdo do cérebro fica mais ativado, apresentando uma melhora na capacidade imunológica. 


O bom humor é, então, uma forma descontraída de prevenir gripes e resfriados e ainda um fortificante quando se fala em AIDS, câncer e problemas cardiológicos. Pacientes soropositivos ou pacientes com câncer que enfrentam a doença com maior otimismo produzem mais que uma substância positiva no sangue. 


Há, portanto, um aumento de células "natural killers" (um tipo capaz de eliminar células tumorais) e maior tolerância em relação aos medicamentos e seus efeitos colaterais. - Instituto Nacional do Câncer, Espírito Santo - Brasil. 


Hábitos que ativam o otimismo: 






Dormir bem: a privação do sono eleva a agressividade.


Atividade Física: estimula a liberação de endorfina - um tipo de neurotransmissor associado ao bem estar.


Alimentação Rica em Fibras e Nutrientes: os alimentos certos servem de matéria prima para a produção de parte da serotonina, substância responsável pelo bem estar e fundamental na química do bom humor. 
Entre os alimentos estão:


Soja: uma pesquisa recente provou que o grão contém moléculas que participam na formação da serotonina.


Carnes magras, peixes, nozes e leguminosas: fontes de triptofano - facilitador da produção da serotonina.


Banana e castanha do Pará: contém vitamina B6.


Manga: alimentos amarelos são ricos em magnésio, outro mineral envolvido na regulação da serotonina.


Leite e iogurte desnatados e queijos magros: ricos em cálcio, fundamental para a liberação de neurotransmissores, entre eles, a serotonina.


A palavra humor vem do latim humore, que significa: "deixar fluir". 


Sendo assim, as pessoas de bom humor levam a vida de uma maneira mais leve e com certeza isto conduz a melhora da saúde física e mental. 


"Ser bem humorado, significa perceber que a maior parte das situações que vivemos não é nem muito importante, nem muito séria, nem muito grave". Silvia Cardoso, neurocientista. 


(Fonte: Redator: Prof º Alysson Paulino - Bibliografia: Revista Bons Fluidos - Dezembro 2003 - http://www.mapatividadefisica.com.br/dica012.php)








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