Receba as atualizações, novidades, lançamentos, dicas, artigos e muito mais! Inscreva seu e-mail:

08/05/2012

Autoconceito e Autoestima Parte I


AUTOCONCEITO, refere-se à  Idéias, pensamentos, crenças  ou percepções da pessoa sobre si mesma.

O ser humano não nasce com seu autoconceito formado, este é construído através de suas interações familiares e com pessoas significativas que fizeram parte de sua vida, além de experiências vividas, principalmente na infância e início da adolescência.
Suas próprias representações internas dos fatos, também colaboram na formação do autoconceito.

Já a AUTOESTIMA, diz respeito aos sentimentos da pessoa por ela mesma, visto que estes sentimentos são decorrentes do que ela pensa sobre ela (AUTOCONCEITO), bem como, sobre os fatos à sua volta. 


AUTOCONCEITO distorcido e Baixa AUTOESTIMA, comprometem o emagrecimento, refletindo em: Desmotivação, Desistência, Frustração, Insatisfação, Transtornos do Humor, Transtornos Alimentares, dentre outros.
O comportamento alimentar também decorre do modo como a pessoa enxerga a si mesma. Por exemplo, sentir-se motivada e confiante, surge de pensamentos do tipo “Sou capaz” e consequentemente reflete em sua conduta diante dos fatos.

Ao emagrecer possivelmente há elevação da autoestima, mas o autoamor não é decorrente apenas do corpo mais magro, porque muitos eliminam peso e continuam insatisfeitos consigo próprios, porque a questão é mais profunda, ou seja, vem de “dentro”.

Cuidar do Autoconceito para sentir-se bem consigo mesmo (a), também faz parte do processo de modificação de hábitos envolvidos na reeducação alimentar.

Confira na parte II desta matéria algumas dicas úteis para que se desenvolva um autoconceito adequado, porém, as dicas não substituem a busca de ajuda profissional, pois muitos necessitam de psicoterapia para trabalharem as distorções no autoconceito, com severos comprometimentos na autoestima.

Grande abraço,

Psicóloga Clínica Carla Presutti.

Visite nossa nova página no facebook sobre dicas de receitas saudáveis:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça parte do Emagrecendo Com A Cabeça. Siga-nos!