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14/06/2012

Aprenda a dizer NÃO!


Você já ouviu falar em assertividade? Pois bem, na psicologia dizemos que existem três estilos de comportamentos, o passivo, o agressivo e o assertivo.

O passivo é aquele que não se posiciona com frequência, não se defende, não reivinda direitos, enfim, não se respeita, e com isso acaba sendo “usado e abusado” por muitos ao seu redor. O agressivo, é aquele que mesmo estando com a razão ofende, deprecia e humilha os outros, o que também não leva à relacionamentos satisfatórios. Agora, o assertivo é aquele que se expressa com firmeza e educação, falando com as pessoas da forma como gostaria que falassem com ele. Expões pensamentos e sentimentos. Age defendendo suas necessidades, opiniões e seus direitos sem atacar ninguém, pois se respeita e sabe respeitar os demais. 

Mas Carla, o que isso tem haver com emagrecimento? Talvez você esteja pensando...



Muitas pessoas não sabem ser assertivas e acabam cedendo aos desejos das demais pessoas, para não desagradá-las. Por exemplo, diante da insistência de amigos ou familiares para repetir a sobremesa ou comer mais um pedaço de pizza, a  pessoa pode pensar: “Se eu recusar, ela vai ficar chateada comigo”, e para evitar este resultado come a mais do planejado, porém, internamente não se sente bem por isso, afinal, está reeducando hábitos.

Faz parte da Reeducação alimentar, desenvolver este novo estilo de se comportar diante dos outros que oferecem alimentos "fora do planejado". Aos poucos as pessoas ao seu redor vão se acostumar com seus novos hábitos alimentares, mas para que isso ocorra será necessário sinalizar para elas.

Também não se preocupe em ficar dando grandes justificativas de não aceitar "alimentos", apenas diga: "Obrigada, estou satisfeita (o)", pois ficar dizendo o tempo todo "Não posso comer isso, estou de “dieta", poderá elevar sua ansiedade, abrir espaço para críticas e comentários e comprometer sua motivação e esforços.

Sua R.A. é importante para você, portanto, agrade-se! Siga em frente! Você é capaz e diga NÃO quando for necessário.

Estou aguardando sugestões de temas/ assuntos para postar aqui no blog, afinal, esta página é feita para você! 

Abraços,

Psicóloga Clínica CarlaPresutti.

“Não faça dieta. Mude hábitos!”

7 comentários:

  1. Adorei o post! A gente cria hábitos e acaba não observando os erros cometidos durante o percurso, como por exemplo não recusar a uma cervejinha com os amigos...mais "assetividade" é preciso! haha bjs

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    1. É isso aí Carol! Mudando a cabeça sempre!Obrigada pela visita. Não deixe de dar sugestões sobre assuntos que vc queira ver aqui no mural ao lado, ok! Quero que o blog tenha a carinha de vocês! Beijão!

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    2. Muito bacana o artigo,embora não tem sido fácil para mim a questão da vida social, já que onde moro tem muiyos bares e comida de buteco ja sabe né?mas não bebo e isso já ajud bastante...eu preciso me acostumar e mudar a mene!!!obgada pela força de sempre..tem sido fundamental.bjão

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    3. O importante é não desistir! Bjos e volte sempre :D

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  2. Oi Carla...Vim agradecer sua visita, e adorei conhecer seu espaço. Trabalho sempre tentando mudar hábitos, para que através de suas escolhas, meus pacientes tenham uma vida com melhor qualidade. Beijão

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    1. Oi Ana! É um prazer tê-la aqui... ADOROOOO o seu blog! Compartilhei sua receita de charuto na minha outra página, que é de receitas também! Poxa, que legal te conhecer! Você tem face? Beijos no coração!

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  3. Lendo esse post percebi que meu comportamento é passivo, preciso mudar isso, afinal querer agradar as pessoas e prejudicar a si mesmo não é nada bom, o difícil é aprender a dizer o não, sem ficar se sentindo a pior pessoa do mundo por ter dito "NÃO" a pessoa que gostamos. Abraços!

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