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04/06/12

Bebida alcóolica engorda?


Não tem jeito! É notório perceber que uma das regras que prevalece em praticamente todas as dietas, é o fato de termos que reduzir o consumo do álcool ou até evitá-lo completamente para que se consiga obter resultados satisfatórios em relação à perda de peso. E não é de hoje que a bebida alcoólica é relacionada ao excesso de peso. Você já deve ter ouvido aquela expressão “barriga de chopp” não é? Mas será que realmente o álcool engorda?

Esse assunto às vezes gera um pouco de controvérsia, pois enquanto alguns estudos estejam convictos em afirmar que realmente existe uma ligação óbvia com o ganho de peso, outros não, como alguns estudos feitos na França, onde mostram que as mulheres francesas são geralmente magras, apesar de consumir uma grande quantidade de vinho tinto. Então, pensamos, até que ponto o álcool representa uma ameaça significativa para o emagrecimento?

Bebida alcoólica são ricas em calorias
1 grama de álcool contém 7 calorias, que significa que seu valor calórico é superior às 4 calorias encontrados em 1 grama de carboidrato ou 1 grama de proteína. É um pouco inferior às 9 calorias contidas em 1 grama de gordura, mas considerando o número de gramas de álcool que possui uma lata de cerveja, uma taça de vinho ou uma dose de Vodka, você verá que ao consumir álcool, estará adicionando uma tonelada de calorias à sua dieta. Essas calorias serão convertidas em gordura, o que trará dificuldades para você perder ou manter o peso atual.

Bebida alcoólica abre o apetite
Não muito raro, as pessoas quando bebem sentem vontade de petiscar algo. É comum as pessoas associarem a bebida com salgadinhos, nozes salgadas e outros lanchinhos, na maioria das vezes, rico em gordura e calorias. O álcool cria uma ânsia por comida e esse desejo faz com que as pessoas ingiram comidas extras. Com isso, são adicionadas mais calorias à sua dieta e esse excedente calórico resultará em ganho de peso com bastante facilidade.

Além disso, bebida alcoólica geralmente causa letargia, ou seja, ficamos sonolentos e apáticos. Desta forma, dificulta ainda mais a queima de calorias. O álcool também contribui para uma vida sedentária, interferindo de maneira indireta na sua capacidade de levar uma vida ativa e de perder peso rápido.

O álcool dificulta a queima de gordura
Quando queremos emagrecer, a primeira coisa que queremos perder é a gordura. Porém o excesso de álcool, independente de qual fonte, dificulta o metabolismo em relação à queima de gorduras. E a forma como o organismo metaboliza o álcool é diferente dos demais alimentos, que logo após sua ingestão é dividido em acetato e gordura.

A gordura fica armazenado e o acetato é utilizado como sua fonte primária de energia, pois o corpo reconhece o álcool como uma toxina e o seu mecanismo de defesa age contra esta substância, indo diretamente à ele, para livrar o corpo deste veneno. Ao se desdobrar para queimar as calorias do álcool, a gordura, carboidratos e proteínas ficam em segundo plano, atrasando o processo de queima de gordura.

Nem tão vilão assim
Embora as bebidas alcoólicas em geral acrescentem calorias à nossa dieta, certas bebidas se consumidas com moderação podem trazer enormes benefícios para a saúde. É o caso do vinho tinto por exemplo, rico em antioxidantes como resveratrol, que ajuda a reduzir riscos de problemas cardíacos além de estar relacionada ao aumento do colesterol bom (HDL) e redução do colesterol ruim (LDL).

A moderação é a chave e também é bom ingerir o álcool sozinho, pois desta forma, o corpo queimará mais rápido suas calorias. Se comer junto com o álcool, você estará propiciando que a gordura fique armazenada, pois como o corpo queima as calorias do álcool primeiro, antes mesmo de qualquer outra coisa, como carboidratos, açúcares e proteínas (energia rápida), as calorias consumidas junto com o álcool serão armazenados.

Desta forma, observamos, que a bebida alcoólica pode sim comprometer sua dieta, inibindo a capacidade do seu corpo para queimar gordura, caso ela seja consumida junto com outros alimentos, pois podem retardar a queima de calorias dos alimentos, priorizando as calorias do álcool em primeiro lugar. Assim, essas calorias serão armazenadas como gordura, para serem convertidas em energia posteriormente.

Mas também não precisamos levar tudo a ferro e fogo. Uma taça de vinho tinto diariamente e de preferência sem estar estar acompanhado de quitutes, traz muitos benefícios para a saúde e não comprometerá sua dieta. Uma taça de vinho tem cerca de 65 calorias. O segredo é beber com moderação e bom senso.

Fonte: http://www.dietaemagrecerurgente.com/bebida-alcoolica-engorda/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+debemcomavida%2FFWUg+%28De+Bem+Com+A+Vida%29

“ Não faça dieta. Mude hábitos!”

Observações: O conteúdo desta matéria e de todo Blog tem apenas caráter informativo. Todo programa alimentar deve ser realizado sob supervisão médica. Jamais se automedique ou faça dietas sem antes ser avaliado por um médico.

Um comentário:

  1. Gostei muito do post! Parabéns! Realmente é tudo uma questão de quantidades...
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