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01/06/2012

Vários caminhos levam ao mesmo objetivo


 Comer de 3 em 3 horas facilita o ganho de peso ou ajuda emagrecer?

 É um assunto interessante e importante para refletirmos, e certamente controvérsias surgirão, como na maioria das coisas nesta vida.

Ao meu ver, comer de 3 em 3 horas pode ser muito útil, por alguns motivos, Vejamos:

Diminuição da fome entre uma refeição e outra, além de o alimento também ser considerado nosso combustível , e independente de estar com fome ou não, é necessário comer para que se tenha energia. Haja vista, aquelas pessoas que tem o péssimo hábito de não fazer o desjejum da manhã.  Saem para trabalhar e não se alimentam. Por isso, enxergo o comer de 3 em 3 horas como uma ferramenta útil de disciplina e organização do comportamento alimentar, pois precisamos criar rotinas para mantermos o foco. 

Outro aspecto importante a destacar, é que, esta forma de planejar a alimentação auxilia no treino do autocontrole da fome emocional, que é a parte mais complexa da reeducação alimentar. Diante da fome emocional, a pessoa necessita trabalhar suas cognições (pensamentos) e após identificar as razões desta vontade de comer, lançar mão de resoluções de problemas ou situações para o quê a levou a sentir-se assim, porém sem se utilizar da comida, e lembrar que dali há tantas horas/minutos sentará e realizará sua refeição, consequentemente, obterá um certo alívio da ansiedade.

A noção de que “tal horário” a pessoa irá comer, sendo curto o espaço de tempo entre uma refeição e outra, ajuda a diminuir a ansiedade por se alimentar.

Vale também mencionar que alimentar-se mais vezes ao longo do dia acelera o metabolismo, e inclusive no processo de digestão, já são gastos em torno de 7% do valor calórico do que está sendo consumido, e que, se a pessoa souber fazer uso disso de forma saudável, colherá benefícios.

Com relação alguém seguir adequadamente ou não, as recomendações do endocrinologista ou do nutricionista, e correr o risco de engordar ao invés de eliminar peso comendo de 3 em 3 horas, isto vai depender da consciência de cada um, pois sempre digo que o alimento não é o grande problema desta história toda de emagrecer ou manter o peso, e sim as ATITUDES. E para quem verdadeiramente está disposto (a) a mudar, sem dúvida alguma, seguirá toda e qualquer prescrição.

Acredito que são vários os caminhos que levam ao emagrecimento, e que neste processo de se reeducar, cada um vai descobrindo, reiventando e desenvolvendo o seu, de modo particular.
Isto é EMAGRECER com a CABEÇA. Compreender que as possibilidades são inúmeras, mas que dependerá de si mesma (o) para se chegar lá... conscientizar – se que, emagrecer é de dentro para fora.

Grande abraço,

Psicóloga Clínica Carla Presutti.
 
“Não faça dieta. Mude hábitos!”

11 comentários:

  1. Também acredito nisso.
    Minha nutricionista diz que o problema é o QUE vc come de 3 em 3 horas.
    Não adianta comer nos horarios certos se comer os alimentos errados!

    ADORO seus posts. Me ajudam demais viu!
    Beijo

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    1. Oi linda! Obrigada! E, eu adoro quando você e outras leitoras aparecem por aqui... rs Beijos no coração e bom fim de semana.

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  2. Boa noite,
    pronto...não lhe chamemos ieta: digamos que mudei de hábitos alimentares há mais de 5 meses e estou demasiado frustrada ...tanto que só me apetece fazer doces e outras coisas cheias de gordura!
    Como meio pão integral torrado ao pequeno almoço com uma chávena de café. Não como mais pão ao longo do dia.Não como batatas, arroz, massa feijão...nada! Apenas carne ou peixe ao almoço, com legumes e só legumes ao jantar! Como a meio da manhã 1 maçã e a meio da tarde 1 yougurte. Não bebo leite, não como queijo, fiambre ou enchidos.Doces...nem pensar!
    Antes de deitar apenas 1 youguste líquido se não puder evitar!
    E nestes meses todos...emagreci 3 kg!
    A minha barriga parece a de uma grávida de 6 meses! Faço algum exercício físico (dança em casa), mas o meu trabalho - sou professora - não me permite muito mais.
    Tem algum cconsekho para mim antes que eu começe a comer todos os doces que me dê nagana de confecionar?
    Obrigada!

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  3. Eu concordo com o texto acima, faço minhas leves refeições nos horários e sempre prefiro uma fruta ou uma barra de cereais...será que estou no caminho certo???
    Bjos.

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    1. Com certeza Sonho de Emagrecer! Continue assim! Bjos

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  4. olá uma vez no meu processo de emagrecimento estive mais de um mês sem perder nada, e a fazer tudo muito rigoroso, até que fui a um nutricionista que me disse: "não emagrece porque não come!! tem de comer pão, arroz, batata, massa, o corpo precisa de energia e o cérebro também." Hoje como entre 2 a 3 pães por dia, verdade quase sempre secos ou com um pouco de manteiga magra, 4 peças de fruta, 2 meias de leite + 2 iogurtes, duas sopas, dois pratos principais com pouca carne ou peixe, muitos legumes e 4 colheres de arroz. Pois é verdade faço muitas refeições por dia, entre 6 e 8 conforme os dias, realmente o meu metabolismo esta muito mais acelerado. Muito importante: cozinho a carne e o peixe separados do resto para que não passem a gordura para o resto da comida, e faço tudo sem gordura, por exemplo água, cebola, legumes, sal, arroz, magnifico arroz de legumes ...

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    1. E tem pessoas que ainda acreditam que NÃO COMER emagrece. Até quando comemos gastamos energia para digerir os alimentos! Força sempre!

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  5. comendo de tres em tres horas elimineu 5 kilos , mas tomo 2 litros de agua ao dia , 4 xirara de cha de hibisco com gengibre , no horirio das refeicoes principais ,como 1 colher de arros 1 de feijao diminui o carboidrato mas nao pode tirar pois nos da energia e como saladas variadas e meus lanche dos intervalos e maça,ou laranja ou abacaxi tem dado certo

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    1. Está no caminho do SUCESSO!!!!! Continue assim. Bjos

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