Receba as atualizações, novidades, lançamentos, dicas, artigos e muito mais! Inscreva seu e-mail:

10/07/2012

Devo aceitar minha obesidade ou emagrecer?

Esta questão foi enviada pela Andréia, seguidora deste blog, e é bem importante,  pois, decidir envolve alguns critérios, como por exemplo: saúde, autoconceito e autoestima, valores, dentre outros.

Realizei uma enquete aqui no blog semana passada, visto que participaram ao todo 79 pessoas. Dessas 79, apenas 1 pessoa assinalou ‘aceitar sua obesidade’ representando 1%, ao contrário das 98% que assinalaram ‘não aceitar a própria obesidade’. Os motivos não foram levantados, contudo é fato que a maioria se incomoda em estar acima do peso.
Vamos refletir sobre isso...

 
Primeiramente, quero ressaltar que é imprescindível se aceitar além do físico. Não restringir seus valores e suas potencialidades à boa forma ou à forma estabelecida pela sociedade. 


Se aceitar requer uma boa autoestima, que por sua vez, depende de um autoconceito adequado, e a partir do momento que a pessoa se gosta, investirá em seu autocuidado, a começar pelo autorespeito, que envolve a sua integridade, sua pessoa como um todo. Uma pessoa que se gosta se defende, e busca desenvolver recursos para administrar a não aceitação ou desaprovação social, de modo a ser menos vulnerável possível. ‘Menos vulnerável possível’, porque não existe ser humano perfeito que não se aborreça, então a lógica é diante das adversidades, desenvolver ferramentas que possibilitem superar ao invés de se entregar às circunstâncias negativas.
 
Do ponto de vista da saúde, eis a questão: Até que ponto, podemos considerar que existem obesos saudáveis? A obesidade, pode até ser decorrente de predisposições genéticas, porém estudos têm apontado para a questão comportamental como um dos fatores favoráveis ao desencadeamento da mesma, ou seja, hábitos inadequados. Portanto, a partir do momento que estar acima do peso oferece prejuízos à saúde, reduzir o peso não é mais uma opção pessoal, e sim condição para prevenir ou tratar doenças.


 No tocante a realização pessoal, muitos não acreditam que existam ‘gordinhos (a) felizes’ e os mais criticados são os modelos plus size. 

Este seria um tema até para um texto futuro, mas vale destacar por enquanto, que é válido este espaço criado para os obesos, para mostrar que eles podem ser bonitos, vaidosos e estarem bem vestidos. Isso não quer dizer que eles queiram ou devam (por conta da saúde), se manter acima do peso para o resto de suas vidas, afinal, somente os próprios podem nos dizer algo a este respeito, mas indicam que no presente, não estão limitando suas vidas e deixando de aproveitá-las por conta da forma física.
 
Enfim, não é uma questão simples de ser respondida, necessita de muita reflexão e avaliação de um conjunto de critérios. Mas não há como negar que o que precisa estar bem, além da saúde física, é a parte psicoemocional, pois lembram-se da matéria da americana que foi da obesidade à anorexia? Pois bem, obeso ou magro, é o interior que precisa estar ajustado, caso contrário não se desfrutará de si mesmo, nem da saúde e nem da vida de nenhum jeito, pois estará sempre faltando alguma coisa, alguma coisa sempre estará incomodando... pensem nisso e lembrem-se que EMAGRECER precisa começar pela CABEÇA!
 
Agradeço a todos que participaram da enquete e estou aguardando novas sugestões de temas para refletirmos aqui no blog, ok! 

 
Também espero vocês no meu outro blog Carla Presutti.


Abraços,

 
Psicóloga Clínica Carla Presutti.


"Não faça dieta. Mude hábitos!"
*Se gostaram da matéria, compartilhem!

2 comentários:

  1. Sabe qual é o principal problema? É que Quando a gente pensa em obesidade X emagrecimento, a gente logo pensa nos muito obesos. Mas os sobre peso, na nossa sociedade com a ditadura da perfeição, já sã considedrados gordos. Numa sociedade que o ideal é 38, quem veste 42 ou 44, deve emagrecer ou se aceitar e ser feliz assim? Mesmo porque nem todo mundo tem o biotipo para vestir 38. É um assunto polêmico. Parabéns por querer discutir.

    ResponderExcluir
  2. O negócio é estar de bem consigo mesmo(a) e saudável. Ponto.

    :D

    ResponderExcluir

Faça parte do Emagrecendo Com A Cabeça. Siga-nos!