Receba as atualizações, novidades, lançamentos, dicas, artigos e muito mais! Inscreva seu e-mail:

30/07/2012

Se não houver ação, não haverá solução

Por incrível que pareça, vejo muitas pessoas que ficam surpresas ou que simplesmente não acreditam, quando vêm outras que eliminaram muitos kilos de forma ‘natural’, ou seja, praticando a mudança de hábitos.

A grande verdade é que os comportamentos a serem praticados são simples, e a maioria ainda mantém expectativas (irrealistas) de que algo mirabolante surgirá, e que não exigirá que as mesmas movam um braço para emagrecer/ manter o peso, por isso não colocam em prática as estratégias abaixo:

Substituir alimentos e planejar as refeições 

Estar atento (a) à quantidade e qualidade do que se come


Fracionar as refeições (comer de 3 em 3 horas ou fazer de 5 à 6 refeições diárias)
Alimentar-se em horários regulares

Beber muita água

Determinar um dia da semana para degustar suas guloseimas



Praticar atividade física




Não ser extremista e caso tenha passado da medida, voltar ao plano de emagrecimento imediatamente


Fazer todos os dias o diário alimentar e também registrar nele situações que mexem com seu emocional. O diário ajuda a monitorar seu padrão alimentar e também a conhecer um pouco da sua vida emocional




Nunca comer em pé ou beliscar enquanto prepara uma refeição

Descansar os talheres no prato entre uma garfada e outra


Mastigar no mínimo 15 vezes

Simples, não é mesmo? E justamente por esta razão, que muitos desacreditam que possam ajudar a mudar seus estilos de vida. Mas se estes comportamentos forem praticados diariamente, aos poucos os resultados irão aparecer.


Precisamos criar uma rotina do nosso comportamento alimentar, precisamos repetir as atitudes e mudar nossa visão a respeito de emagrecimento.

Entendo e concordo que para muitas pessoas colocar em prática sozinhas é mais complexo, devido a uma série de fatores emocionais e situacionais que possam estar vivenciando no momento que acabam por dificultar este processo, mas porquê não investem em ajuda especializada?

Vejo várias pessoas necessitando mudar e desejando emagrecer, mas não buscam ajuda. Os motivos? Não posso afirmar, mas pode ser que não acreditem nas orientações do nutricionista ou do psicólogo, podem até mesmo não estarem dispostas a investirem financeiramente, ou qualquer outro motivo...

Contudo, sabemos que se não for feito algo diferente do que se costuma fazer, não haverá mudanças, visto que as mesmas podem ser simples, mas se não houver ação não haverá solução!

Pensem nisso.

Abraços,

Psicóloga Clínica Carla Presutti
.


'Não faça dieta. Mude hábitos!'

11 comentários:

  1. adorei essa mensagem parabens vc tem toda razão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz da mensagem ter feito sentido pra vc! :D Obrigada!

      Excluir
  2. Excelente o post, pena que muitas vezes não percebi isso antes de chegar a cirurgia, mas hoje tenho a consciência que isso só me faz bem...boas reflexões. Aguardo sua visita no meu blog e vlog, onde conto tudo sobre minha cirurgia bariátrica.
    |Blog| http://isaclourenco.blogspot.com.br/
    |Vlog| http://www.youtube.com/100observacoes

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela visita Isac. Com certeza vou passar lá no seu cantinho! Abraços e sucesso em sua caminhada.

    ResponderExcluir
  4. Amo seus posts,aprendo muito com vc! Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz por isso Elizandra! Vamos mudar a cabeça, né!!! Beijos

      Excluir
  5. Já falei que adoro seus posts né? ehehehehe Bom, sou adepta deste pensamento também! Demorei para conseguir seguir alguns destes passos para conseguir engrenar no meu emagrecimento saudável, mas estou indo muito bem agora! Acho que muitas pessoas ficam esperando um milagre acontecer pois delas não parte A força de vontade necessária para que tudo ocorra. Comigo foi mais ou menos assim.. .ficava comendo e triste pq estava gorda... ¬¬ ... e nada de força de vontade para ir à academia fazer os exercícios e para maneirar na alimentação. No meu caso, tive um momento em que não aguentava mais usar aquelas roupas grandes e não poder usar as que eu queria e disse: "chega"! Pronto, emagreci e manterei este estilo de vida sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh minha linda, nunca é tarde! O importante é ter a mente aberta para mudar sempre que for necessário. Conte comigo! Beijão!

      Excluir
  6. Adoro todos os seus posts. Eles me ajudam muito.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Uma coisa que notei: as pessoas tendem a "menosprezar" a perda de peso quando digo que estou emagrecendo fazendo atividade física e reeducação alimentar! Fazem cara de "ah... achei q fosse algo diferente".

    Porque elas esperam soluções milagrosas/dietas radicais se o saudável é mais simples (não mais fácil) de seguir!?


    bjos bjos

    ótimo fds =D

    ResponderExcluir

Faça parte do Emagrecendo Com A Cabeça. Siga-nos!