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31/08/2012

Estratégias de ouro em uma RA



 Já mencionei várias vezes o quanto que nossas crenças/ pensamentos interferem em nossas emoções e atitudes, mas considerei válido compilar alguns pensamentos, sentimentos e atitudes que colocam a perder a alimentação saudável.

Se você observar, as atitudes que ajudam a reeducar os hábitos são simples, e é justamente pela simplicidade das ações que se pode ver, que muitos, não acreditam que elas podem ajudar. Consequentemente, não as colocam em prática, logo, não alcançam nenhum resultado...

Então, tenha sempre em mente o que te ajuda ou atrapalha a atingir seu emagrecimento ou manutenção do peso. Sempre que desejar, venha até este texto e reflita:

Pensamentos que podem sabotar sua alimentação saudável


 Tudo bem comer isso porque...
Não é um pedaço inteiro
Vou comer só dessa vez
Não é tão calórico
Compenso comendo menos depois
Não vai fazer diferença
Paguei por esta comida
Vai ser desperdício não comer
Vou desapontar alguém
Todo mundo está comendo
Estou comemorando
Ninguém me verá comendo isso
São só migalhas
É de graça
Quero mesmo comer isso e pronto
É uma ocasião especial
Estou chateada e não ligo para isso
Estou com desejo de comer isso, e além do mais, é algo que não tenho oportunidade de comer a toda hora
Não consigo reeducar meus hábitos mesmo
Ficar em dúvida: "Como ou não?"
Me esforcei tanto e não emagreci nada

Sentimentos sabotadores


 Exceder com a comida ou comer o que estava fora do planejado leva à sentimentos do tipo:

DECEPÇÃO (“Eu realmente queria poder comer isso”)
INJUSTIÇA (“Não é justo que todos possam comer esta comida e eu não”)
SOBRECARGA (“Isto é muito difícil. Não posso continuar a R.A.)
CULPA (“Eu não devia ter comido aquilo”)

Atitudes sabotadoras


 Pular refeições, ficar longos períodos sem comer ou não comer absolutamente nada
Não ter planejamento alimentar/ uma rotina
Fazer dietas malucas
Comer rápido e sem atenção ao que está ingerindo
Comemorar kgs eliminados com COMIDA
Não variar o cardápio
Não ingerir água ao longo do dia
Comer em pé
Beliscar
Não manter um diário alimentar
Não descansar os talheres entre uma garfada e outra
Repetir a refeição

Grande abraço e força sempre!

Psicóloga Carla Presutti

 Já fez Reeducação Alimentar pela Psicologia e Nutrição integradas? Conheça o Programa "Não faça dieta. Mude hábitos!"

8 comentários:

  1. Maravilhaaa, obrigadaaa!
    Bjs e um fds tão espetacular quanto este poster*_*

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  2. Adorei sua matéria Carla, tem uma ótima base em PNL na qual sou fã! Tudo começa pela cabeça o verdadeiro emagrecimento é aquele que vem de maneira consciênte...bjs parabéns!

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    Respostas
    1. Que jóia que gostou minha linda! Também gosto muito da PNL e da terapia Cognitivaque enfatiza muito estes pontos mencionados no texto. Sua visita é bem vinda, volte sempre :)

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  3. Que texto excelente, as estratégias para nosso sucesso está em nossas mãos, temos que saber aproveitá-las.Aguardo sua visita no meu blog e vlog, onde conto tudo sobre minha cirurgia bariátrica.
    |Blog| http://isaclourenco.blogspot.com.br/
    |Vlog| http://www.youtube.com/100observacoes

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  4. Ameii o texto, muito útil...obrigada por compartilhar essas informações preciosas conosco...beijoos

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  5. disse tudo o que ja pensei em outras ocasioem e ainda pnso quando quero uma disculpa pra comer , mas estuo me reeducando mas sosinha e dificil !!!obrigada por dividir suas esperiecias!!!!!!!!

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  6. Sempre né! Esse ainda é meu maior problema...

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