Receba as atualizações, novidades, lançamentos, dicas, artigos e muito mais! Inscreva seu e-mail:

13/08/2012

Por quê ‘relaxo’ quando emagreço e recupero os kilos eliminados?

A Thaís, uma das leitoras do blog me fez esta pergunta, que diga-se de passagem, é bem pertinente, pois a maioria das pessoas que decidem emagrecer vivenciam este efeito de emagrecer e depois engordar.

Neste contexto, o termo ‘relaxar’, presume que a pessoa flexibilizou, se permitiu, cedeu, não fez como antes e qualquer alteração comportamental diante da alimentação refletirá em alterações no peso/ corpo.

Pensamentos de permissão ou sabotadores podem lhe deixar vulnerável a ceder à alimentação não planejada. Veja exemplos destes pensamentos:

Tudo bem comer isso porque...’

É fim de semana
Não é um pedaço inteiro
Vou comer só dessa vez
Não é tão calórico
Compenso comendo menos depois
Emagreci, então posso comer um pouco mais
Estou comemorando algo, dentre outros pensamentos


Vale sempre ressaltar que pensamentos desencadeiam sentimentos e consequentemente afetam os comportamentos. Observe abaixo alguns sentimentos dos quais é importantíssimo aprender a lidar nesta caminhada:

“Eu realmente queria poder comer isso” = DECEPÇÃO




“Não é justo que todos possam comer esta comida e eu não” = INJUSTIÇA




 “Isto é muito difícil. Não posso continuar a R.A.= SOBRECARGA




 “Eu não devia ter comido aquilo” = CULPA




Além desses pensamentos, podem surgir crenças de que agora que você atingiu seu objetivo, não precisa planejar e monitorar suas refeições, tão pouco variar o cardápio, beber pelo menos dois litros de água por dia e se exercitar. Automaticamente volta aos hábitos antigos recuperando a forma antiga.

Alimentar-se de forma saudável e equilibrada precisa fazer parte de sua rotina, se tornar estilo de vida, ser algo infinito e não provisório. É semelhante as diversas atividades que realizamos repetidamente todos os dias, como escovar os dentes, tomar banho, arrumar a cama, lavar a louça, dentre outras.

Temos que partir do princípio, de que nada vai sobreviver ou se manter sozinho, e a mesma regra se aplica ao emagrecimento. Use a lógica: Se emagreci é porque tive novas ações perante minha alimentação e meu corpo, então, se não manter fielmente tais ações, logo não terei os mesmos resultados.

Se conscientize disso e você estará emagrecendo com a cabeça!

Grande abraço,

Psicóloga Clínica Carla Presutti

 “Não faça dieta. Mude hábitos!”

13 comentários:

  1. Isso sempre aconteceu comigo. Tinha facilidade pra emagrecer, mas relaxava e engordava tudo de novo.
    Espero que dessa vez eu caminhe com calma, mas que seja duradouro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diga com convicção 'DESSA VEZ EU VOU CHEGAR LÁ', retire o 'espero' da frente. Vc está no controle minha linda. Beijos e sucesso.

      Excluir
  2. Eu era assim até o dia que pedi a Deus que me ajudasse... Pois dessa vez eu não iria fraquejar e pedi a ajuda dEle... Já se foram 10,800kg... E tenho meu emagrecimento como um compromisso comigo mesma. Eu mereço viver em um corpo melhor... Lindo e saudável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! Vc merece e enxergar isso lhe ajudará a ser determinada Gessica. Força sempre!

      Excluir
  3. é... eu ainda tenho alguns pensamentos / sentimentos desses.... mas estou batalhando para conseguir chegar ao meu objetivo e, ao chegar lá, conseguir mantê-lo de forma saudável!

    Obrigada por usar a minha dica de tema! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A caminhada é infinita Thaís, e pode ser muito prazerosa se focarmos mais nos ganhos que ela nos proporcionará. Cuide de seus pensamentos e administre suas emoções. Não se entregue aos pensamentos 'sabotares', use a lógica minha linda.

      Eu que agradeço a sugestão do tema, confesso que às vezes fico sem criatividade. Grande abraço e viva um dia de cada vez!

      Excluir
  4. Vivi muitos anos nesse efeito sanfona, e era frustante, com a cirurgia só estou eliminando, mas vai chegar ao ponto que preciso viver sem o auxilio da cirurgia, e a questão do habito eh essencial, de incorporar isso no nosso dia, até torna-se algo prazeroso.Aguardo sua visita no meu blog e vlog, onde conto tudo sobre minha cirurgia bariátrica.
    |Blog| http://isaclourenco.blogspot.com.br/
    |Vlog| http://www.youtube.com/100observacoes

    ResponderExcluir
  5. Que bom que vc pensa assim Isac, pois a cirurgia não é o limite. Se não os hábitos não se modificarem não é a cirurgia que fará isso para o operado. Infelizmente, nem todos tem esta visão e por isso fatalmente recuperam os kilos perdidos. Sucesso pra vc!

    Passei lá no seu blog outro dia. Parabéns pelas conquistas! Força sempre!

    ResponderExcluir
  6. Esse ano conheci a Reeducação Alimentar e estou conseguindo meu objetivo tão sonhado, emagrecer faz parte dos meus planos pra sempre...não quero mais relaxar e sempre que como alguma guloseima fico com a conciencia pesada e no dia seguinte corro pra fazer tudo light e bebo sempre mais de 2 litros de água por dia.
    Hoje posso afirmar que estou emagrecendo com a cabeça.
    E o melhor de tudo isso, estou emagrecendo direitinho, algum tempo atrás isso pra mim era impossivel.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o post, é isso ai, temos que mudar o modo que comemos para sempre, não é só o corpo é a saúde em primeiro lugar meninas e maninos.Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Daí a importância de "emagrecer" a cabeça também. Não que se deva passar o resto da vida evitando os alimentos engordiets, algumas exceções até que são saudáveis, mas devem ser exceções mesmo.
    Quem um dia esteve acima do peso, terá esta tendência para toda a vida, não dá pra relaxar por muito tempo. Por isso é importante lembrar que nada nos ´é proibido mas nem tudo nos convém.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Excelente post, é tão difícil lidar com esses pensamentos sabotadores. Muitas vezes penso assim como descreveu, acho injusto ver todo mundo comendo e eu não. Preciso aprender a lidar com isso.
    Obrigada por compartilhar seus conhecimentos! Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Excelente post ... eu adorei as dicas ... abraços

    ResponderExcluir

Faça parte do Emagrecendo Com A Cabeça. Siga-nos!