Receba as atualizações, novidades, lançamentos, dicas, artigos e muito mais! Inscreva seu e-mail:

10/04/2013

Cabeça magra e sem excessos nos finais de semana ou em eventos especiais



         Muitos que lutam contra a balança sentem-se aflitos quando têm algum evento especial ou simplesmente por chegar o final de semana.

         Realmente, estas são situações propícias aos excessos se não forem modificadas as crenças sabotadoras acerca da alimentação nestas ocasiões. 

         Pensar que você se esforçou a semana inteira e que por ser final de semana ou por participar de alguma comemoração especial você “merece” ou tem direito de cometer “excessos” indicará que sua cabeça continua gorda. Isso mesmo! Além de que implicitamente existe um desejo de se recompensar com a comida.


         Emagrecer com a cabeça implica em conscientizar-se de que não dá para acompanhar o ritmo alimentar da maioria das pessoas que convivem conosco. Infelizmente elas comem de modo inadequado e não demonstram interesse em modificar isso, portanto se você deseja emagrecer ou manter o peso conquistado terá que aceitar este primeiro fato.

         Outro ponto a considerar é que ser flexível em todos os finais de semana ou eventos especiais que participar, você terá grandes chances de aos poucos recuperar os kilos eliminados, pois ao longo de um ano somos convidados para muitas festas, nos encontramos com amigos e familiares, recebemos pessoas em casa e fazemos visitas, comemoramos datas especiais, enfim, estamos nos socializando a todo momento e exceder-se sem planejamento e com certa frequência comprometerá seus objetivos. 

         Uma desvantagem a ser destacada é que ao praticar antigos hábitos que levam ao ganho de peso, você pode ter dificuldades em entrar no ritmo novamente. Ouço muito os pacientes mencionarem que após as férias ou festas de fim de ano experimentam dificuldade de voltar aos trilhos.

         Um pensamento sabotador muito comum no momento em que se permite comer só mais um pedacinho, é: “Já comi mesmo, então para quê controlar o resto da alimentação?”    E aí o efeito é devastador, pois abre-se oportunidade para a compulsão. Mais uma vez pensar assim significa que não se emagreceu com a cabeça.


         Pois bem, já percebeu que quebrar o círculo vicioso do efeito sanfona se dá através de mudanças na mente e no modo de se relacionar (comportar) com a comida. Contudo, não quero transmitir aqui uma ideia radical em relação à ingestão alimentar. Ao meu ver, até os “excessos” podem ser planejados. 

Claro que podemos comer um pedaço a mais de algo não saudável e mais calórico, porém não em todos os eventos especiais ou finais de semana.  Basta eleger um ou dois dias no decorrer de um mês em que isto ocorrerá e sentar com seu nutricionista para que ele te oriente a administrar os grupos alimentares naquele dia de modo não acarretar em grandes prejuízos na balança, além de obter uma noção da quantidade calórica a mais que você poderá ingerir sem culpa. Por exemplo, se sua na sua alimentação diária você consome umas 1.800 calorias, ao planejar seu excesso você verificará com seu nutricionista quantas calorias a mais poderão ser acrescentadas, visto que na semana seguinte também é possível intensificar a atividade física.

Se os excessos forem conscientes e programados você estará no controle da situação. Mas não se esqueça do que foi mencionado acima sobre as desvantagens dos abusos frequentes.

Mude sua cabeça e seu comportamento e emagrecer será consequência!
Abraços,

Psicóloga Carla Presutti

Quer ajuda para EMAGRECER? Conheça o PROGRAMA “NÃO FAÇA DIETA. MUDE HÁBITOS”!
        

3 comentários:

  1. Querida Carla, fico feliz de saber que minha cabeça não é de gorda,já que em momento algum me acho no diretito de comer em excesso porque me esforçei durante a semana.Mas tenho medo de me descontrolar em algum evento,o que devo fazer?
    Dia 19 deste mês vamos viajar para uma praia,para comemorar o niver de um sobrinho,sei que orgias alimentares vão acontecer,e dizer que não tenho medo de fraquejar é mentira.Mas desde já estou trabalhando a minha mente,para que eu possa ser forte.

    ResponderExcluir
  2. Nossa adoro as dicas de vcs. Estou em dieta tb, nutricionista, mto difícil mas estou conseguindo. Prático atividade física tb. Maio vou passar um fds em Gramado e Canela, há estou mto preocupada pois sou pouco compulsiva, qdo quebro com algo acabo me descontrolaneo. Por favor queria um ajuda para perder essa compulsão.obrigada

    ResponderExcluir
  3. Conheça nossos produtos naturais, nossas vendas são feitas pela internet, você pode comprar da comodidade da sua casa, trabalho ou de onde preferir. Faça seu cadastro, utilize o código CI 10003, no momento de se cadastrar e obtenha vários benefícios!

    http://www.emporiointernutri.com.br/produtos.php?_pagi_pg=3

    ResponderExcluir

Faça parte do Emagrecendo Com A Cabeça. Siga-nos!