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23/04/2013

Liberte-se do açúcar

Reeducar a alimentação requer entendimento do por quê ser tão difícil resistir determinados alimentos, pois assim é possível despertar uma nova consciência alimentar, bem como o desenvolvimento de estratégias para lidar com a situação.

No artigo de hoje vamos nos concentrar no “docinho nosso de cada dia”, tendo em vista que mais de 80% dos que estão acima do peso relatam que têm muita necessidade de ingerirem doces em algum período do dia. 

E por quê será que o açúcar é tão tentador? Primeiro podemos destacar que comemos pelos olhos, ou seja, o visual do alimento nos seduz por sua aparência, depois vem seu aroma e em seguida o sabor.


Também somos tentados a nos entregar aos doces dependendo de nossa vulnerabilidade psicológica. Quero dizer que se emocionalmente a pessoa não está bem, ela se torna mais suscetível a ceder à vontade de comer. Isto também pode ser explicado pelo poder que o açúcar exerce de “levantar o astral” quase que imediatamente após sua ingestão, por conta de suas substâncias que aumentam os níveis de serotonina, consequentemente causam relaxamento, sensação de bem estar ou satisfação. 

Vale compreender agora a importância de se desenvolver uma alimentação balanceada, pois segundo os nutricionistas, deixar de consumir frutas, legumes, verduras, cereais e fibras desperta no organismo uma “necessidade” de ingestão de açúcar.

E o que será que acontece se passarmos longos períodos sem nos alimentar durante o dia? O nível de glicose no sangue fica baixo e automaticamente o cérebro percebe este déficit e imediatamente  “pede” por açúcar, de modo que se regule os tais níveis de glicose. Entende agora porque é extremamente importante COMER pelo menos a CADA TRÊS HORAS?

Bem, existem muitos estudos sobre o açúcar e a conclusão é unânime: Ele não faz bem à saúde seja de quem está acima do peso ou não. Inclusive vicia igual heroína. 


Isto posto, é hora de você traçar metas para ir eliminando e evitando o máximo que puder este componente. Não precisa ser radical e retirá-lo da noite para o dia, mas pode começar todo dia um pouquinho a reduzi-lo, até o ponto de não sentir mais sua falta. 

Também sugiro que você nunca tenha no armário da sua casa ou do trabalho guloseimas. Com isso você evita ingerir doces sem planejamento quando a vontade bater. Tenha o hábito de estabelecer apenas um dia da semana para ingerir algo com açúcar branco e em pouca quantidade. Atualmente existem diversos tipos de açúcares e adoçantes, por isso peça orientação ao seu nutricionista quanto às substituições mais saudáveis que podem ser feitas, pois também existem adoçantes que embora não apresentem níveis altos de calorias, não são benéficos à saúde, e não vale pensar apenas em emagrecer, mas casar EMAGRECIMENTO com SAÚDE!

Espero que este texto lhe ajude a refletir mais um pouco sobre suas escolhas e atitudes alimentares e a continuar mudando hábitos!

Forte abraço,

Psicóloga Carla Presutti

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3 comentários:

  1. Esse blog era tudo que eu precisava. Controlar o apetite é facil, mas a vontade... Uau!!! É muito dificil... Obrigada pelos artigos e dicas, vou ver tudo diretinho.

    De uma passadinha la no meu blog tbm e venha me conhecer, viu? Ficarei muito feliz... Bjos

    Claudia Xavier
    Blog: http://www.claudiaxavierartesanato.blogspot.com/
    Fan page: https://www.facebook.com/ClaudiaXavierArtesanato
    Loja: http://www.elo7.com.br/claudiaxavierartesanato

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  2. Bom dia!!!!!!!
    estou me formando em psicologia agora, e sempre venho aqui dar uma devorada no seu blog!!
    infelizmente na nossa profissão, essa área de "saúde e fitness" ainda está um pouco em baixa!
    Espero tbm estar contribuindo para mais esse crescimento!
    beijosss

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  3. Encontrei seu blog por acaso e gostei muuuito mesmo.
    Estou fazendo uma diet recomendada por meu médico, pois sou diabético e penso justamente que são os hábitos alimentares que devem ser mudados...
    Amei!!!
    Já estou seguindo e vou fazer em breve uma publicação sobre seu blog, pois amei de verdade!
    Abraxos

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