Receba as atualizações, novidades, lançamentos, dicas, artigos e muito mais! Inscreva seu e-mail:

25/11/2013

Reeduque sua mente e modifique seus hábitos


Seja flexível. Mude sua cabeça e emagreça!


Muitos pacientes me dizem que “não gostam” de determinados alimentos, em especial os que são mais saudáveis, como frutas, legumes e etc.

Vale lembrar que emagrecer envolve reeducar-se, se permitir explorar novos sabores e novas atitudes em relação à alimentação, e tudo isso começa no modo de pensar.

Você pode começar por estas estratégias:

Pare de dizer que NÃO GOSTA de tal alimento;

Experimente um novo sabor sem comparar na hora de comer com outro alimento mais calórico e nada saudável, afinal cada alimento é único;

Permita-se redescobrir o prazer que um alimento mais saudável pode lhe proporcionar, portanto EXPERIMENTE! Com o tempo é possível adaptar o paladar e você sentirá menos falta de alimentos hipercalóricos e nada nutritivos;



Crie regras alimentares, pois sem elas não se chega a lugar algum. Vá retirando gradativamente alimentos dos quais são difíceis de resistir. Dois exemplos de alimentos viciantes são o açúcar e o carboidrato. Cientificamente sabemos que podem causar dependência. Quanto mais se ingere mais o corpo necessita e pasme: O açúcar vicia igual heroína! Mas você pode retirá-lo de sua rotina e o melhor é que seja aos poucos, isto é, estabeleça alguns dias da semana para ingeri-lo (inicialmente umas 3x), bem como a quantidade (inicialmente umas 200grs ao dia) e vá reduzindo a ingestão e quantidade semana a semana, até chegar na meta de consumir a cada quinze dias, por exemplo.


Enfim, tenha sempre em mente que emagrecer é consequência de um novo relacionamento com a comida através do desenvolvimento de novos hábitos e do autocontrole emocional.

Forte abraço!

Psicóloga Clínica Carla Presutti
Especialista em Terapia Cognitiva e Comportamental pela Usp
Idealizadora do EMAGRECENDO COM A CABEÇA

“Não faça dieta. Mude hábitos!”

Quer EMAGRECER de um JEITO diferente? Conheça o EMAGRECENDO COM A CABEÇA

2 comentários:

  1. Meu problema maior nem é dizer que não gosto de coisas saudáveis, é que tenho preguiça de prepará-las. Enfim, emagrecer dá trabalho e preciso me esforçar mais e mais.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o blog e as dicas é realmente difícil manter o foco para emagrecer, quando as pessoas que deveriam te apoiar só te criticam.
    Meu blog: http://umaguriadizoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Faça parte do Emagrecendo Com A Cabeça. Siga-nos!