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21/06/2015

Pilares do comportamento saudável



Você já parou para pensar que comer depende de uma decisão?! Ao olhar para o alimento a pessoa, conscientemente ou não, consulta interiormente um conjunto de critérios para decidir se irá ingeri-lo. Por mais que pareça que o ato de comer seja involuntário, saiba que ele é resultado das suas escolhas. Ocorre que você já está tão habituado em optar por comer que levar o alimento à boca ficou automatizado.

A boa notícia é que você pode mudar seus hábitos, isto é, se mudar seus conceitos em relação à alimentação. Para isso terá que rever os critérios que norteiam sua decisão de comer. Tomemos como exemplo, a VONTADE DE COMER. Sempre digo que vontade de comer não pode ser critério para guiar a decisão de se alimentar. Afinal, durante o dia é possível que se experimente várias vezes o desejo por diversos alimentos, e certamente que toda vez que o desejo por comida surgir e a pessoa satisfazê-lo, não emagrecerá.


Reveja seus conceitos, as bases que te levam a optar por comer fora de hora, em excesso ou  sem necessidade. Para alcançar sua meta você precisará de disciplina e traçar diretrizes que lhe ajudarão a ter um comportamento consistente. Este é o primeiro degrau da escada.

Abaixo deixo algumas sugestões que servirão de guia para seu comportamento alimentar:

- Coma em horários programados. Não permaneça mais de 3 horas sem se alimentar;

- Comer precisa ser previsível. Retire a ESPONTANEIDADE do ato de comer.  Tomar decisão é cansativo, consome energia. Imagine chegar cansado do trabalho e ainda ter que pensar no que irá preparar para sua janta? Um planejamento te ajuda a manter o foco, por isso todos os dias você precisa já ter estabelecido O QUÊ e O QUANTO irá consumir.


- Desassocie satisfação e prazer de comer com quantidade. Não precisamos de grandes porções de alimento para obter prazer e saciar a fome. Isso é culturalmente aprendido. Mude seu comportamento, ou seja, DEGUSTE mais o que ingere, coma DEVAGAR, MASTIGUE pelo menos umas vinte vezes, DESCANSE os talheres no prato, NÃO COMA EM PÉ. Estas estratégias lhe ajudarão a obter a saciedade ao mesmo tempo em que se alimenta com prazer;

-  Cuidado com pensamentos permissivos, do tipo, se eu comer uma colher a mais não fará diferença! Eu mereço este bolo! Dentre tantos outros pensamentos que lhe iludem minimizando as consequências da decisão de comer fora do planejado.

No final a gente percebe que emagrecer vai além de fazer dieta. Emagrecer depende da mudança de conceitos. Então... MUDE SUA CABEÇA E EMAGREÇA!

Forte abraço!

Psicóloga Clínica Carla Presutti
Especialista em Terapia Cognitiva e Comportamental pela Usp
Idealizadora do EMAGRECENDO COM A CABEÇA

“Não faça dieta. Mude hábitos!”

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Um comentário:

  1. Sempre falando tudo, Carla! Faz um tempo que não apareço por aqui no seu blog! Em 2012, quando resolvi emagrecer e criei meu blog (Emagrecendo - Jogando Gordura Fora), vinha bastante aqui e comentava muito suas postagens que eu adorava, não sei se lembras! E continuo adorando!
    O que você falou neste post tem muito a ver comigo, pois eu estou perdendo novamente alguns quilos (nove) que achei novamente no caminho e a alimentação sempre será o xis da questão! E o que tenho percebido comigo ultimamente é: o mais difícil não é dizer 'não', mas sim, dizer 'estou satisfeita', 'não quero mais'... o problema é o 'é impossível comer um só'... ultimamente até tenho trabalhado bem esta questão, mas hoje, nesta final de semana, resolvi liberar a RA um pouco... mas não me senti muito bem com isso não, comi demais e vejo que a moderação é para sempre, o corpo da gente não tem modo 'come muito' e 'come pouco' kkk
    Agora o meu antigo blog, que deixei bem parado em 2013 e 2014 está de cara nova e o renomeei para 'Agenda, Foco e Cozinha' - agendafocoecozinha.blogspot.com.br . Retomei faz pouco tempo, mas as postagens vão vindo. Aparece lá!

    Abraço!

    Thais
    agendafocoecozinha.blogspot.com.br

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